Como Conseguir um Green Card para Trabalhar nos EUA: O Guia Completo

Os Estados Unidos são um destino muito procurado por profissionais estrangeiros em busca de oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. No entanto, para trabalhar legalmente no país, é necessário obter um visto de trabalho ou um Green Card, que é a autorização de residência permanente nos Estados Unidos.

O Green Card permite que você more e trabalhe legalmente nos Estados Unidos por tempo indeterminado e tenha acesso a todos os direitos e benefícios que os cidadãos americanos possuem. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como conseguir um Green Card para trabalhar nos EUA.

Como Conseguir um Green Card para Trabalhar nos EUA

Existem diversas maneiras de obter um Green Card para trabalhar nos Estados Unidos. Abaixo, vamos listar algumas das principais opções disponíveis:

1. Green Card através do emprego

Uma das maneiras mais comuns de conseguir um Green Card para trabalhar nos Estados Unidos é através de um emprego. Existem diversas categorias de visto de trabalho disponíveis, cada uma com seus próprios requisitos e critérios de elegibilidade.

As categorias de visto de trabalho mais comuns incluem:

  • H-1B: para profissionais qualificados em áreas como tecnologia, engenharia, medicina e finanças;
  • L-1: para executivos, gerentes e outros profissionais transferidos de uma empresa estrangeira para uma filial nos EUA;
  • O: para indivíduos com habilidades extraordinárias em áreas como ciência, arte, educação, negócios ou esportes.

Para obter um Green Card através do emprego, você precisa encontrar um empregador nos Estados Unidos que esteja disposto a patrocinar seu visto de trabalho e apoiar sua candidatura ao Green Card. Além disso, é necessário atender a todos os requisitos de elegibilidade para a categoria de visto escolhida.

2. Green Card através de familiares

Outra maneira de conseguir um Green Card para trabalhar nos Estados Unidos é através de um parente próximo que já seja residente permanente ou cidadão americano. Nesse caso, você pode se qualificar como um “membro da família imediata” e obter um Green Card mais rapidamente.

Os membros da família imediata incluem:

  • Cônjuges de cidadãos americanos;
  • Filhos solteiros menores de 21 anos de cidadãos americanos;
  • Pais de cidadãos americanos com mais de 21 anos.

Se você não se qualifica como membro da família imediata, ainda pode obter um Green Card através de parentes, mas o processo pode levar mais tempo e pode haver um limite de vistos disponíveis para a categoria escolhida.

3. Green Card através de asilo ou refúgio

Se você é um refugiado ou solicitante de asilo nos Estados Unidos, também pode se qualificar para um Green Card. O asilo é concedido a indivíduos que sofrem perseguição ou temem perseguição em seu país de origem, enquanto o refúgio é concedido a indivíduos que não podem retornar ao seu país devido a perseguição ou risco de vida.

Para obter um Green Card através de asilo ou refúgio, você deve atender aos requisitos de elegibilidade e passar por um processo de solicitação de asilo ou refúgio. Se sua solicitação for aprovada, você poderá solicitar um Green Card após um ano de permanência nos Estados Unidos.

4. Green Card através de investimento

Outra maneira de obter um Green Card para trabalhar nos Estados Unidos é através do programa EB-5 de visto de investidor imigrante. Esse programa permite que investidores estrangeiros obtenham um Green Card ao investir uma quantia mínima de US$ 900.000 em um projeto que cria pelo menos 10 empregos em uma área designada pelo governo como de alto desemprego.

Para se qualificar para o programa EB-5, você deve atender a todos os requisitos de elegibilidade e passar por um processo de aplicação rigoroso.

5. Green Card através da loteria de diversidade

Todos os anos, o governo dos Estados Unidos realiza uma loteria de diversidade, que concede Green Cards a candidatos selecionados aleatoriamente de países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos. A loteria é uma maneira imprevisível e limitada de obter um Green Card, mas pode valer a pena tentar se você se qualifica.

Para participar da loteria de diversidade, você deve atender a todos os requisitos de elegibilidade e enviar sua inscrição durante o período de inscrição designado.

FAQS

Quanto tempo leva para obter um Green Card através do emprego?

  • O tempo necessário para obter um Green Card através do emprego pode variar, dependendo da categoria de visto escolhida e do tempo de processamento da solicitação. Em média, pode levar de vários meses a vários anos.

Quanto custa obter um Green Card?

  • O custo para obter um Green Card pode variar, dependendo da categoria de visto escolhida e do processo de solicitação. As taxas podem variar de algumas centenas a vários milhares de dólares.

Posso solicitar um Green Card por conta própria?

  • Sim, é possível solicitar um Green Card por conta própria, mas pode ser mais difícil sem a ajuda de um advogado de imigração experiente.

Qual é a taxa de sucesso na loteria de diversidade?

  • A taxa de sucesso na loteria de diversidade varia a cada ano e depende do número de inscrições e da cota de vistos disponíveis para a categoria selecionada.

Conclusão

Obter um Green Card para trabalhar nos Estados Unidos pode ser um processo complexo e demorado, mas vale a pena pelo potencial de oportunidades de trabalho e qualidade de vida que os Estados Unidos oferecem. Se você está considerando se mudar para os EUA para trabalhar, é importante entender todas as opções disponíveis para obter um Green Card e escolher a melhor para sua situação específica. Com o conhecimento certo e a ajuda certa, você pode realizar seu sonho de trabalhar nos Estados Unidos como um residente permanente legal.

Conheça tambem 7 Sites para Conseguir Emprego nos EUA Clicando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *